You are currently viewing Pilhas de protocolos

Pilhas de protocolos

PILHAS DE PROTOCOLOS


Os protocolos são os principais responsáveis pelo perfeito funcionamento da rede, pois os protocolos padronizam a comunicação entre os equipamentos das Redes, estabelecendo várias regras e permitindo que equipamentos de fabricantes diferentes possam comunicar-se. Simplificando, o protocolo é uma forma de garantir que todos os equipamentos da rede possam falar a mesma língua. (KUROSE, 2010)

“Um protocolo de rede é semelhante a um protocolo humano; a única diferença é que as entidades que trocam mensagens e realizam ações são componentes de hardware ou software de algum equipamento (por exemplo, computador, PDA, telefones celulares roteadores ou outro equipamento habilitado para rede).” (KUROSE, 2010, p.6)

Com intenção de abstrair a complexidade, é utilizado um conceito de encapsulamento, assim colocando um protocolo dentro de outro, abstraindo da camada superior as complexidades das camadas inferiores. (KUROSE, 2010)

Cada camada de rede possui sua função e seus protocolos essas camadas somente comunicam entre si, logo, os protocolos são encapsulados em uma ordem e descapsulados na ordem inversa, trazendo uma ideia de pilha e por este motivo são chamados de pilha de protocolos.’ (TANENBAUM, 2003)

“Para reduzir a complexidade do projeto, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas ou níveis, colocadas umas sobre as outras. O número de camadas, o nome, o conteúdo e a função de cada camada diferem de uma rede para outra. No entanto, em todas as redes o objetivo de cada camada é oferecer determinados serviços às camadas su periores, isolando essas camadas dos detalhes de implementação desses recurs os. Em certo sentido, cada camada é uma espécie de máquina virtual, oferecendo determinados serviços à camada situada acima dela.” (TANENBAUM, 2003:37)

Deixe um comentário